Futebol News
Zubeldía sofre 1ª derrota no comando do São Paulo, diante do Cuiabá
O treinador Luis Zubeldia, que comandou o São Paulo por 12 jogos invictos, sofreu sua primeira derrota nesta quarta-feira. No 13º jogo à frente da equipe, o técnico argentino viu seu time perder por 1 a 0 para o Cuiabá, no estádio do Morumbi, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, com um gol de Eliel no final do segundo tempo.
Com esse desfecho, o São Paulo também acumulou sua terceira partida consecutiva sem vitória nesta temporada e começa a ver os líderes do Campeonato Brasileiro se distanciarem na classificação. Depois de um começo extremamente promissor com Luis Zubeldia à beira do campo, o Tricolor enfrenta uma queda de rendimento e precisa se recuperar não apenas na competição de pontos corridos, mas também pelo restante da temporada.
O time do Sao Paulo terá um novo jogo no próximo sábado, quando enfrentará o Vasco da Gama no estádio de São Januário, às 21h (horário de Brasília), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá enfrentará o Atlético-GO na Arena Pantanal, no mesmo dia, porém um pouco mais cedo, às 18h30.
A partida
O time do São Paulo teve a primeira chance importante do jogo. Aos oito minutos, Calleri recebeu a bola pelo lado direito, fez uma tabela com Luciano e ficou cara a cara com o goleiro, mas finalizou em cima do adversário, tornando a defesa mais fácil. No entanto, o árbitro já havia assinalado o impedimento do jogador número 9 do Tricolor.
O Cuiabá teve uma resposta rápida, aproveitando uma falha de Arboleda ao sair jogando. O defensor equatoriano errou na saída de bola e entregou para Max, que finalizou de primeira, por cima de Jandrei e acertando a trave. Seria um golaço.
Ação do Cuiabá
A partir desse momento, os visitantes começaram a atacar o São Paulo com maior frequência. Poucos minutos após quase marcar o primeiro gol, o Cuiabá assustou novamente. Max recebeu a bola na entrada da área e tocou para Matheus Alexandre, que chutou de primeira, rasteiro, mas mandou para fora.
Em seguida, foi a vez de Jonathan Cafu quase marcar o primeiro gol. O jogador recebeu pela lateral direita, se livrou da marcação de Diego Costa ao entrar na área, mas, ao invés de chutar para o gol, tentou driblar novamente o zagueiro do São Paulo, porém, desta vez, ele conseguiu bloquear o chute.
O time de Mato Grosso teve outra chance de ir para o intervalo com vantagem, porém a sorte não estava do seu lado. Aos 38 minutos, Galoppo perdeu a posse de bola no meio-campo para Denilson, que avançou até a entrada da área e finalizou, fazendo com que Jandrei tivesse que espalmar para escanteio.
No final do primeiro tempo, o São Paulo continuou a construir jogadas. Michel Araújo fez uma jogada pela esquerda, recebeu de Welington e cruzou rasteiro, encontrando Luciano na área. O atacante tentou finalizar de primeira, mas acabou mandando por cima do gol, sem ameaçar o goleiro Walter.
São Paulo desperta
O São Paulo iniciou a segunda etapa com mais atenção e aos quatro minutos conseguiu criar perigo para o adversário. Calleri realizou a jogada de pivô e passou para Michel Araújo, que dominou a bola na entrada da área e finalizou com um cruzamento certeiro, acertando o cantinho e raspando a trave.
O Cuiabá reagiu logo em seguida com Jonathan Cafu, que teve espaço pela direita, se livrou da marcação de Diego Costa e finalizou no canto, próximo à meta defendida por Jandrei.
Zubeldia faz mudanças na equipe
Aos 16 minutos, Zubeldia tomou a decisão de realizar alterações na formação da equipe. O técnico argentino substituiu Galoppo, Michel Araujo e Wellington Rato por Luiz Gustavo, Rodrigo Nestor e Lucas Moura, respectivamente.
Um dos três jogadores substituídos foi responsável por uma jogada que quase resultou em um gol para o São Paulo. Nestor recebeu um passe de Welington, avançou até a linha de fundo e fez um cruzamento rasteiro para Calleri, que finalizou de primeira na pequena área, mas acabou chutando para fora.
Logo em seguida, Igor Vinicius realizou o lançamento em altura média e Calleri desviou sutilmente de carrinho, observando a bola passar bem próxima ao gol protegido por Walter e causando grande euforia na torcida presente nas arquibancadas do Morumbi.
O gol da vitória foi marcado por Cuiabá.
No entanto, nos minutos finais do jogo, em um contra-ataque, o Cuiabá acabou punindo o São Paulo. Após uma série de rebotes na área, Eliel chutou com força, sem chances para Jandrei, que se esticou ao máximo para tentar defender a bola, mas não conseguiu impedir o belo chute do atacante da equipe de Mato Grosso. Sendo assim, restou ao Tricolor aceitar sua primeira derrota sob o comando de Luis Zubeldia.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
SÃO PAULO 0 X 1 CUIABÁ
Local: Morumbis, em São Paulo
Data: 19 de junho de 2024, quarta-feira
Horário: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (Santa Catarina)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (Santa Catarina) e Brigida Cirilo Ferreira (Federação Internacional de Futebol – Alagoas)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (Minas Gerais)
Público total: 33.586 fãs.
Receita total: R$ 1.726.202,50.
Gol: Eliel marcou aos 37 minutos do segundo tempo para o Cuiabá.
Cartões amarelos: Alisson e William Gomes do São Paulo, e Raylan do Cuiabá.
SÃO PAULO: Jandrei; Igor Vinicius, Arboleda, Diego Costa e Welington; Alisson (Ferreirinha), Galoppo (Luiz Gustavo) e Luciano (William Gomes); Wellington Rato (Lucas), Michel Araujo (Nestor) e Calleri.
Treinador: Luis Zubeldia.
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon (Rikelme); Lucas Mineiro, Denilson (Fernando Sobral) e Max (Bruno Alves); Jonathan Cafu (Eliel), Clayson (Raylan) e Pitta.
Treinador: Nuno Pereira (assistente).